A experiência da alegoria que se apega às ruínas é, na verdade, a da fugacidade eterna ([J 67, 5]. Imagem: Ruínas romanas em Schönbrunn'(1891), de Carl Moll
O conto "Mal do Século", uma extração das narrativas de cunho político da novela “Vistarmada”, está disponível em Overmundo. O texto foi encomendado e recusado para uma antologia com histórias de ficção científica sobre assuntos políticos. Normal. Entretanto, não seria justo omitir algumas considerações (algumas já elaboradas na área de comentários de uma resenha de “Os Dias da Peste”, de Fábio Fernandes). Primeiro: o editor do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica não estava ciente em que seara estava se metendo, pois, se soubesse, não teria convidado um autor autotélico (definição: autor que explora aspectos “autopoiéticos” do texto narrativo). Segundo: narrativas de ficção científica não necessariamente são “histórias de carochinha” e eventualmente podem arriscar torções de formato (por exemplo, em termos de timing , o conto é 2/3 diegesis e 1/3 dénouement ; e, em termos de estilo, o conto homenageia a digressão miscelânica de Laurence Sterne). Terceiro: o editor
In the year 2123, a group of green technicians known as the "Eco Coders" were entrusted with the operation of the Earth Computer. This was not a conventional computer with wires and hardware, but a global network that functioned through an intricate web of interconnected natural elements. The Earth Computer was a testament to humanity's ingenuity, a peculiar media ecology that had evolved in response to the planet's boundaries. The Eco Coders were not your typical technicians. They were alchemists, biologists, and ecologists, each with a unique understanding of the natural world and its potential for computation. Their tools were not silicon chips and circuit boards, but electro-crystallizations, alchemical transmutations, and crystal radio transmissions. One of their most unconventional methods involved slime moulds. These simple organisms could establish protoplasmic networks, acting like an amorphous massively parallel computer. With distributed inputs or sensors
Prompt: A cartoon art depicting Max Stirner in the place of Alfred E. Neuman (mascot and cover boy of humor magazine Mad) in the famous image of the mascot saying "What, me worry?" motto